Páginas

[DIVAS] OMELETE DE ERVAS FINAS À LA AGATHA CHRISTIE

Agatha "Diva do Crime" Christie
Saiu na Carta Capital de hoje uma matéria  sobre a celebração do 125º aniversário de nascimento da Rainha do Crime, Agatha Christie. 
Como parte do Festival Agatha Christie, ocorrerá um evento - "exclusivo show culinário", segundo o periódico - será na própria cozinha da escritora, em Devon, Inglaterra, e contará com pratos inspirados nas obras da Ms. Christie. Recriados pela escritora francesa Anne Martinetti os pratos estão em seu estudo chamado Crèmes et Châtiments, ou Cremes e Castigos. 
Aliás, creme de leite seria a grande paixão gastronômica de Agatha Christie. Segundo a pesquisadora Stefania Aphel Barzini, escritora do livro "A Cozinha das escritoras – Sabores, memórias e receitas de 10 grandes autoras", a Dama do Crime costumava trabalhar com uma boa taça da iguaria ao seu lado. 
Eu não tenho o livro para saber o que Agatha cozinhava, mas posso dar uma das receitas do célebre detetive Hercule Poirot.

Omelete de Ervas Finas 
(Omelette aux Fines Herbes, por Hercule Poirot)

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de creme de leite
  • 1 colher (chá) de ervas frescas misturadas e picadas (com estragão, cebolinha, salsinha ou manjerona) sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Bata os ovos, o sal e a pimenta até misturarem bem. Derreta a manteiga em fogo médio-alto numa frigideira não aderente até ficar espumosa e ligeiramente marrom-clara. Acrescente a mistura de ovos e, quando começar a assentar na base da frigideira, levante as bordas usando um garfo ou espátula e incline a frigideira para deixar a parte não cozida escorrer para baixo. Com a mistura ainda mole, coloque o crème fraîche ou o creme de leite light no centro e polvilhe-o com as ervas. Para servir a omelete, segure a frigideira sobre um pano quente, levante a borda da omelete com uma espátula e dobre-a ao meio. Incline a frigideira para ajudar a omelete a dobrar e deslize-a para o prato em que vai ser servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...