Páginas

ROSCA RECHEADA INTEGRAL

Ontem foi um daqueles dias que precisei botar a cabeça para funcionar! Nós percebemos que ninguém foi ao mercado e não tinha nada para comer em pleno domingo à noite. Nós podíamos sair e comer um lanche, mas foi aí que a cabeça começou a matutar algo gostoso e saudável (veja bem, é pão, não quer dizer que não engorda, ehehe)
Como estou aderindo ao ingredientes integrais, procurei uma receita de pão 100% INTEGRAL, e acabei encontrando essa no site Tudo para Vegetarianos. Diferente de outras tentativas com apenas farinha de trigo integral, esta não ficou "embuchante" e com o recheio de peito de peru e tomates, ficou melhor ainda.

Ingredientes:
  • 1 kg de farinha integral fina
  • 1 colher de sopa de sal marinho
  • 1 envelope de fermento biológico seco (Fermix ou concorrentes)
  • 2 copos e meio de água morna
  • ½ copo de óleo ou azeite
  • 180 g de peito de peru picados
  • 2 tomates picados
  • 1 cebola pequena picada
  • orégano a gosto
Opcionais:
Castanha triturada, gergelim, linhaça triturada, gérmen de trigo (1 colher de sopa) ou aveia (no máximo 2 colheres de sopa). Escolher apenas um ingrediente opcional por receita, no meu caso escolhi a farinha de gérmen de trigo.


Em uma panela refogue a cebola com um fio de azeite e quando estiver bem clarinha acrescente o tomate, o peito de peru e o orégano. Misture até esquentar o tomate e desligue. Reserve.
Numa tigela grande, misturar 400g (pouco menos da metade do pacote) de farinha integral e o restante dos ingredientes secos. Acrescentar o óleo e toda a água morna de uma vez. A massa ficará bem mole. Adicionar aos poucos o restante da farinha integral, mexendo bem para não ficar “embolado”. Adicionar a farinha até a massa desgrudar da mão. 
Dividir a massa na quantidade desejada e abrir com o rolo pequenas tiras. Recheie com nossa mistura de tomate e enrole como um rocombole. Aí é só cortar o rolo em pedaços de +/- 7 cm e ir montando em forma redonda (mesmo sendo forma de teflon, eu untei com um pouquinho de azeite). 
Deixe crescer até dobrar de tamanho. Segundo o site, a gente faz tudo direto assim pois o pão integral deve crescer apenas uma vez, ao contrário dos outros tipos de pão. 
Depois de crescida a massa, colocar os pães em forno médio pré-aquecido por 40 minutos (ou até dourar). 
E com o restinho da massa, ainda fiz um pãozinho com semente de girassol =)

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...