Páginas

TOMATE CONFIT

Eu sigo muitos blogs de culinária, buscando receitinhas que me ajudem na tarefa de ser "piloto de fogão diva", e um deles é o Gordelícias. Já postei outras receitas aqui da Raquel, geralmente são fáceis e funcionam... sem dizer que ela é super fofa. Vale a pena dar uma olhadinha por lá!
Mas e os tomates?! Bom, sobre a receita, estou tentando fazer macarrão sem molhos gordos (eu botava creme de leite em todo o molho que fazia!), quando vi essa receita de tomatinho confit imaginei logo um pratão de macarrão... e não é que deu certo! 
Vamos a receita!

Imagem: Pinterest
Ingredientes

  • 500 gramas de tomate cereja (pode ser tomate uva)
  • 1 xícara de chá de azeite
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de café de açúcar
  • 3 dentes de alho cortados em lâminas
  • 3 folhas de louro
  • 1 colher de café de pimenta calabresa
  • Ervas secas em geral: manjericão, tomilho e alecrim à gosto
Em um refratário, coloque os tomates cortados em sentido de comprimento.

Polvilhe o sal, o açúcar e os temperos. Espalhe as folhas de louro e regue com o azeite.

Leve ao forno 180º por aproximadamente 1 hora (eu deixei um pouquinho mais, 1h30min). De tempo em tempo, dê uma mexida nos tomates, evitando que alguns fiquem mais secos que outros. Vale dar aquela regada com o azeite temperado também.

Os tomates devem ficar cozidos, mas sem desmanchar, apenas enrugados.
Eu fiz em quantidade menor e usei todo no meu macarrão, mas se você for guardar, faça o seguinte: esterelize um pote de vidro em água fervente e acondicione seus tomates. Segundo a Raquel dura até 2 semanas na geladeira.
Depois é só colocar no seu pãozinho, no risotto ou na massa... olha a minha como ficou =)  Bon appétit!

Olha aí meu talharim integral com tomate confitado, ervilhas e frango! Ficou uma delícia, use sua imaginação e crie pratos incríveis com os tomatinhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...