Páginas

[DIVAS] SOBRE NIGELLA E O BOLO DE CANECA



Semana passada quase todos os blogs que sigo estavam falando do encontro com Nigella "Diva" Lawson.
A jornalista, apresentadora de tv e chef de cozinha britânica de 53 anos (uau!), faz o maior sucesso por aqui com receitas de tudo quanto é jeito e para todos os gostos. 
Com uma visão diferenciada da mulher na cozinha, a apresentadora declarou em uma entrevista que começou a falar de culinária "ao ver mulheres [...] que nunca aprenderam a cozinhar porque suas mães morriam de medo de as filhas se tornarem donas de casa e não terem uma profissão."
Romper com preconceitos tão profundos em nossa sociedade em torno de um ato tão criativo e prazeroso como o cozinhar.. essa é  Nigella. E só por isso... ela é Diva!

E para terminar, este espaço tem tudo a ver com a atitude de Nigella. A partir da minha  profissão (historiadora), compreendi e apoio o movimento feminista, amo cozinhar e ainda sou Diva. Pode parecer contraditório para alguns, mas não é. O orgulho que tenho de mim mesma por ser uma historiadora é o mesmo que tenho da minha mãe... cozinheira e dona-de-casa. ;)
**********
Mas voltando a receita... escolhi, entre as mil receitas do site da Nigella, um bolo na caneca, pois ainda não havia trazido nenhuma receita de microondas. Espero que gostem!

Rende 2 porções
Ingredientes:
  • 1/ 4 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 xicara de açúcar
  • 1/4 xícara de cacau em pó
  • 1 pitada de sal (grande)
  • 1/4 xícara de leite
  • 1/4 xícara de manteiga (derretida)
  • 2 ovos grandes (ligeiramente batidos)
  • 1 colher de chá. extrato de baunilha
  • 1/4 xícara de lascas de chocolate amargo, além de mais alguns para colocar por cima
Em uma tigela pequena, misture a farinha, o açúcar, o cacau em pó e o sal. Adicione o leite, a manteiga, os ovos e a baunilha. Mexa bem para incorporar. Coloque as lascas de chocolate. Divida a massa entre duas xícaras (que possam ir ao microondas) e, em seguida, polvilhe o topo com mais algumas lascas de chocolate. 
Coloque ambas as xícaras no microondas,  em alta potência, durante 2 minutos. O bolo vai subir acima da borda do copo e, em seguida, murchará (enquanto esfria). 
Os bolos ficarão cozidos, mas muito úmidos, e um pouco grudentos no meio. Deixe-os esfriar, cerca de 15 minutos, antes de comer. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, se desejar.

Fonte: Nigella.com
Bon appétit!!

Imagem: http://www.afarmgirlsdabbles.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...